Músicos · Piano
Vieira Almeida
Vieira de Almeida ao piano
Acerca deste artista
Natural de Coimbra (1979), iniciou os seus estudos musicais e de piano com 6 anos de idade. Dos 10 aos 18 anos, estudou na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi em Setúbal.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 1997.
Em 1995 e 2002 obteve prémios, respectivamente no Concurso de Piano da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos.
Concluiu a licenciatura em piano em 2002 com média de 15 val. na Escola Superior de Música de Lisboa. Aí recebeu orientação dos professores Jorge Moyano (piano), Olga Prats e Fernando Fontes (música de câmara). Frequentou Cursos e Master-Classes de Piano com Adriano Jordão, Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov e Tsiala Kvernadze.
Em 2004 iniciou a frequência do Mestrado em Artes Musicais - Música de Câmara - entre a Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Música de Lisboa - que concluiu com nota máxima por unanimidade do Júri.
No ano de 2008/09 fez a profissionalização em serviço na Escola Superior de Música de Lisboa.
Completou 11 anos e 1 mês de tempo de serviço a 31 de Agosto de 2012
Experiência artística e profissional:
Tem tido uma actividade intensa e crescente como pianista. Neste domínio, destacam-se concertos com os cantores Filipa Lopes, Carlos Guilherme e Ana Paula Russo.
Como pianista tem colaborado em Concursos (PJM, Tomás Borba, Capela, Vitor
Santos), Festivais (4 edições do FISP – Festival Internacional de Saxofone de Palmela) e Master-Classes de Canto Lírico (Elisabete Matos, Susan McCullogh, João Paulo Santos, Susan Waters).
Trabalhou com as seguintes instituições: Teatro Nacional de São Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Coimbra, Temporada de Ópera do Cabo Espichel – Sesimbra, Companhia de Ópera do Castelo “A Flauta Mágica” de Mozart e “La Bohème” de Puccini.
Trabalhou na ESML como acompanhador de 2003 a 2011.
Experiência pedagógica:
Iniciou a carreira como professor em escolas do ensino artístico em 1999, onde
tem acumulado experiência como professor de piano, música de câmara, prática ao teclado e acompanhamento ao piano. É de destacar o trabalho iniciado na EMCN (onde está contratado há dez anos – 2002/03), com avaliações docentes de Muito Bom.
Presentemente mantém uma acumulação como professor de piano na
Academia de Música de Almada, escola onde trabalha desde há 4 anos.